baPHo! Audiodescrição da Macumba!

Ió, público atuador!

Neste sábado, 29 de julho, a Macumba Antropófaga acolhe os sinais do mundo orecular* e estreia o serviço de audiodescrição para cegos!

Sincronizada com os olhares pré-lógicos da realidade, a peça contará com transmissão simultânea, em sessões a princípio esporádicasA narração de Marília Dessordi se dissipa na frequência da gira antropófaga, em ondas pelas galerias do Teat(r)o Oficina.

A predominância da linguagem verbal – seja através da palavra falada ou escrita – acaba inibindo outros níveis mais sutis de expressão do corpo na comunicação cotidiana: gesto, mímica, ruídos, sons onomatopaicos, danças e outros impulsos que vão perdendo sua riqueza. Essas outras formas de expressão podem exprimir sensações além do dizível (onde a palavra já não é o meio apropriado, em situações onde falta ao vocábulo a significação mais imediata e profunda da expressão do instante). A consequência dessa supremacia do verbo é a construção de um corpo expressivo-cotidiano-vicioso no qual os impulsos não verbais, que partem de todo corpo, são embotados e atenuados, guardados no arcabouço de nosso cérebro arcaico. Potências do ser criativo estão latentes por um processo de mecanização do corpo, que, soterrado em velhos atalhos, clichês de expressão acumulados ao longo da aventura humana, não é capaz de desenvolver novos recursos de linguagem, perdendo a força do que aflora espontaneamente, ou daquilo que emerge do instinto. O objetivo deste trabalho não é a negação da palavra e de seus potenciais, mas justamente a busca pela potencialização da expressividade da própria palavra em sinergia com as outras linguagens, não verbais, que constituem nossa comunicação; descobrir com sentidos livres, de-saturados; redescobrir as palavras a partir do silêncio duradouro.

 

#PraCegoVer fotografia de uma cena da peça. No canto direito uma pessoa com colares azuis está com as mãos levantadas evocando o personagem Mandú Çarara, deus da dança, que está em movimento de giro, vestido com um figurino coberto de palhas. Ao fundo, um ator desfocado com cocar na cabeça, nas cores azul e vermelho.

foto: Jennifer Glass


RELATED POST

COMMENTS ARE OFF THIS POST

Creampie
Anal
Threesome
Threesome
Anal
Blowjob
Threesome
Orgy
Orgy
Threesome