Lendo

Brasil recebe prêmio máximo em Praga, com contribu...

Brasil recebe prêmio máximo em Praga, com contribuição do Oficina Uzyna Uzona

No dia 24 de junho o Teatro da Vertigem ocupou o terreno vazio da antiga Rodoviária de São Paulo, na Luz, demolida desde o ano passado, para realizar a experiência “Cidade Submersa”.

Os artistas do grupo convidaram o público a escavar e buscar vestígios arqueológicos da antiga construção e de todas as obras que antes ocuparam aquele pedaço, hoje coberto de terra. Havia também um carro de som que transmitia depoimentos dos moradores e frequentadores da Luz.

Neste vídeo, de trecho do Rei da Vela, pode-se ver a antiga rodoviária ainda em funcionamento, no início da década de 80.

You must enable JavaScript and install the Flash plugin to view this player

Neste espaço está projetada para ser erguida a nova sede da São Paulo Companhia de Dança, projeto do escritório suiço Herzog & De Meuron, que dá prosseguimento aos projetos do governo do Estado de criar a “Nova Luz”, e complementa as obras dos equipamentos culturais já erguidos naquela área como o Museu da Língua Portuguesa e a Sala São Paulo.

O Oficina, assim como a Vertigem, não é contra a nova construção mas também não acredita que projetos realizados de forma vertical pelos governos, com o intuito de higienizar a cidade – afastar os consumidores de crack que vagam há décadas pelas ruas de São Paulo – possam de fato transformar o espaço urbano.

E assim como a Vertigem, o Oficina trabalha no sentido de dar novos significados aos espaços urbanos, tomados de seus verdadeiros cultivadores pela especulação imobiliária e financeira, nos estertores da era capitalista.

Neste mesmo mês, em Praga, dia 21 de junho, na Quadrienal de Cenografia, a mais importante mostra mundial de arquitetura teatral, Vertigem e Oficina receberam juntos o prêmio maior, a Triga de Ouro, por suas contribuições à renovação do espaço cênico. O prêmio foi dado à representação brasileira em Praga, e o Teatro da Vertigem também levou a Triga de Ouro pela melhor produção teatral do mundo inteiro dos últimos cinco anos com BR-3, por ocupar a cidade como espaço cênico.

Realizada no mês de junho na República Tcheca, a “Quadrienal de Praga”:http://www.pq.cz/en/ acontece a cada quatro anos e apresenta trabalhos contemporâneos numa variedade de disciplinas e gêneros do design e da performance – figurinos, palco, iluminação, sonoplastia, e arquitetura teatral para dança, ópera, teatro, site specific, performances multidiáticas e artes performáticas. A 12ª edição do evento reuniu mais de 60 países e regiões de todo o mundo. Esta foi a segunda vez que o Brasil é premiado como a melhor representação. A primeira vez foi em 1995.

O Oficina apresentou o projeto para o “Anhangabaú da Feliz Cidade”:http://teatroficina.uol.com.br/menus/280/photos, ou Teatro Estádio Universidade Popular, realizado pelo escritório de arquitetura JBMC em colaboração com o Uzyna Uzona – a Cia. Oficina – que trabalha a ampliação das atividades do grupo há pelo menos três décadas.

*Para ver imagens do projeto apresentado em Praga clique na imagem*:

Atualmente ensaiando a Macumba Antropófaga, livremente inspirada no Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade, a encenação, prevista para estrear em agosto, ocupará diversos locais nos arredores do Oficina, no bairro do Bexiga, como o TBC, o Minhocão e a Casa de Dona Yayá.

Mais informações no site da FUNARTE:

“http://www.funarte.gov.br/teatro/12%C2%AA-quadrienal-de-praga/”:http://www.funarte.gov.br/teatro/12%C2%AA-quadrienal-de-praga/
“http://www.funarte.gov.br/teatro/brasil-recebe-premio-maximo-da-quadrienal-de-praga/”:http://www.funarte.gov.br/teatro/brasil-recebe-premio-maximo-da-quadrienal-de-praga/

Sobre a experiência da Vertigem:

“http://cbn.globoradio.globo.com/sao-paulo/2011/06/24/TEATRO-DA-VERTIGEM-PROMOVE-ACAO-URBANA-NO-CENTRO-DA-CAPITAL.htm”:http://cbn.globoradio.globo.com/sao-paulo/2011/06/24/TEATRO-DA-VERTIGEM-PROMOVE-ACAO-URBANA-NO-CENTRO-DA-CAPITAL.htm


Creampie
Anal
Threesome
Threesome
Anal
Blowjob
Threesome
Orgy
Orgy
Threesome