Lendo

CINE LIVRARIA CULTURA EXIBE “A LUTA I” EM SESSÃO G...

CINE LIVRARIA CULTURA EXIBE “A LUTA I” EM SESSÃO GRATUITA

Hoje é dia da diretora Elaine César  mostrar ao público o filme “A Luta I”, que integra a programação da maratona cinematográfica Os Sertões. A obra apresenta o incidente provocador da guerra, ligado a vingança de um juiz de Juazeiro que proibe a entrega de um lote de madeiras, já pagas, para construção da Igreja Nova de Canudos. Três expedições são enviadas pelo exército republicano e derrotadas; a última delas, de caráter nacional, comandada pelo célebre Coronel Moreira César. O Exército foi submetido a humilhação da deserção, fuga e ao empalamento do Coronel Tamarindo, personagem principal de uma instalação  macabra  na estrada de Canudos, feita pelos jagunços e pelas mandrágoras, para intimidar novas expedições. 

A Luta é a Guerra de Canudos na visão do Euclydes escritor – jornalista que registra para a Humanidade o massacre do sertão. Divida em dois espetáculos, esta parte do livro no Oficina ganha toda a grandeza épica da atuação das expedições e da resistência des-massacrante de Canudos até seus últimos dias. A Luta I traz as três primeiras expedições e Elaine César, cineasta e diretora dos vídeos exibidos durante este espetáculo – e coordenadora da equipe de vídeo do projeto Dionisíacas em viagem –, dirige a equipe de filmagem desta parte.

“Durante todo o tempo que estive no Oficina (primeiro nas gravações dos DVDs do Festival Teatro Oficina, como codiretora e, depois, como diretora do vídeo de A Luta I), convivi com o desejo do Zé Celso de fazer do teatro um terreiro eletrônico. O olhar através de uma lente. O close do cinema possibilita revelar a grandiosidade desse espetáculo de detalhes, olhares, “segredos” que as vezes o público não tem acesso. Minha inspiração, desde a confecção do vídeo de A Luta I veio da própria atualidade das guerras e também de alguns filmes clássicos como Glória feita de Sangue, do Kubrick, Apocalypse Now, do Copolla. Hoje revendo faria tudo diferente. Tento resgatar a energia da época. Para um diretor, na minha opinião, uma obra não fica pronta nunca. De qualquer maneira, sabemos que esse trabalho é vanguarda. A questão é não virar uma “lupa” da peça. Correr o tempo todo atrás de detalhes e do texto oral. O desafio é buscar e colocar sua linguagem própria também”.

 

CINE LIVRARIA CULTURA EXIBE “A LUTA I” EM SESSÃO GRATUITA CINE LIVRARIA CULTURA EXIBE “A LUTA I” EM SESSÃO GRATUITA

Lançamento dos filmes de Os Sertões

Direção Geral: Zé Celso Martinez Corrêa

Codireção Geral: Camila Mota e Marcelo Drummond

Produção: Lucas Weglinski e Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona

Patrocínio: Petrobras

Local: Cine Livraria Cultura – Sala 1 – Conjunto Nacional – Avenida

Paulista, 2073. Metrô Consolação.

Ingresso: Os ingressos não serão vendidos. A sessão será para convidados e aberta ao público (que terá acesso a sala após a entrada dos convidados de cada sessão).  A entrada estará sujeita a lotação da sala (300 pessoas).

A Luta I (Direção Elaine César)

Dia 30 de setembro, 18h (estréia). 

DVD duplo, com dois atos – Duração: Ato 1/DVD 1 – 188 minutos; Ato 2/DVD 2 – 162 minutos. TOTAL: 350 minutos.

A Luta II (Direção Eryk Rocha e Pedro Paulo Rocha)

Dia 1º de outubro, 18h (estréia). 

DVD duplo, com dois atos – Duração: Ato 1/DVD 1 – 220 minutos; Ato 2/DVD 2 – 149 minutos. TOTAL: 369 minutos.

 


Zach Allen Jersey