Gardner Minshew II Jersey Daniel Jones Womens Jersey  Cypriano é um trabalho aberto – Teat(r)o Oficina

Cypriano é um trabalho aberto

Há uns 2 ou 3 anos que a Sylvia estava fazendo o projeto pro Movimento Bixigão* virar um ponto de cultura, o projeto era com Horácios e Cúriácios de B Brecht na hora pensei que poderia mudar pra Cipriano e Chantalan, em primeiro porque conseguir direitos de Brecht não é fácil e é caro e o Luis Antônio, jovem principalmente, tem bastante influencia de Brecht, uma famosa camareira do Oficina, a Saraca dizia que Brecht tinha nascido em Araraquara se referindo ao Luis, influência essa que talvez eu esteja traído, porque a dramaturgia a peça é clara, pra um grupo de teatro, com atores dobrando papeis, mas queria trabalhar com o Bixigão e taí essa multidão, tenho certeza que o Luis nunca faria assim, seria muito mais limpo, mais apolíneo, com menos gente em cena, Luis era bem diferente do Zé Celso, não que eu não seja, eu também sou, até agora procurei peças com poucos atores pra manter o domínio da direção e fazer um contraponto as produções que fazemos no Oficina Uzyna Uzona, Mas Cypriano e Chantalan não faço isso e aqui perco esse domínio, é mutirão. Nessa peça está um pouco do que aprendemos fazendo musicais juntos, não sei se consigo fazer rir, mas confesso que rio bastante.

Em 1987 Luis Antônio foi assassinado com mais de 100 facadas no seu apartamento em Ipanema no Rio, um crime nitidamente homofóbico, e desde então no dia 23 de dezembro lembramos o a tragédia ocorrida nos juntando e lendo parte de sua obra, fazíamos isso fechados num grupo de amigos, até que em 1997 no décimo ano fizemos Taniko o Rito do vale, que foi sua última direção (eu vi, era um nô num cenário tradicional, lindo! e não tem nada a ver com as nossas versões que de tradicional não tem nada), mas a partir daí fizemos e continuaremos a fazer todo dia 23 de dezembro uma apresentação as 14:30, a última do ano e sempre é delicioso. Em 2007 fizemos Cypriano o Chantalan em 9 ensaios, levantamos a peça, muitas músicas foram compostas, adoramos a peça, eu já procurava fazer uma comédia há alguns anos e essa tragicomédia caiu como luva, que na nossa mão virou tragicomediaorgya continuando o trabalho de musicais do Oficina.

Cypriano é um trabalho aberto, vai mudar muito ainda. O Movimento Bixigão está crescendo essa é só uma parte do que podem, são estudiosos, querem e podem crescer e ganhar poder. Afinal o ator tem que ter presença em cena e não deixa de ser exercício de poder, é isso que interessa. No mais, como dizia Raul Cortez no papel de Madame: “Ria da Vida que a vida ri de você”, essa peça é pra memória de Luis Antônio Martinez Corrêa, Renneé Gumiel, Raul Cortez, Célia Helena, Cacilda e todos os que passaram pelo Oficina e viraram nossos guias teatrais, lembrados e cultuados.

Marcelo Drummond, agosto de 2008

*Nascido em 12 de Junho de 2002, em torno de uma fogueira acesa no meio do Teatro, o movimento Bexigão uniu as crianças e jovens do bairro do Bexiga aos atuadores do Oficina em oficinas de criação artística e prática de ensaios e apresentações teatrais, dentre elas os espetáculos de Os Sertões; o disco de sambas históricos do bairro Revista Bexiga Oficina do Samba, o videodocumentário Bexiga Samba e agora Cypriano e Chan-ta-lan.


Mitch Wishnowsky Womens Jersey