Lendo

Disseminário sobre Hélio Oiticica e Cildo Meireles...

Disseminário sobre Hélio Oiticica e Cildo Meireles

Hélio Oiticica e Cildo Meireles são o foco do *Disseminário* que acontece nessa segunda-feira em SamPã, às 21h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, numa grande aula aberta/ bate-papo /simbiose com o mestre-de-obras Guilherme Wisnik, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e crítico de arte e arquitetura. O *Disseminário* é uma iniciativa do Terreyro Coreográfico e este segundo encontro é gratuito e aberto a todos.

Antes, às 16h no Teatro Oficina, haverá uma sessão inédita mais que especial de um filme do Andrea Tonacci, feito com Guaranys. No final dos anos 1970, Andrea Tonacci, cineasta ítalo-brasileiro independente, decidiu viajar através das Américas e documentar a luta dos povos Nativo-Americanos para manter sua terra e sua cultura. Diferentemente de outros cineastas, Tonacci pediu aos líderes indígenas e ativistas que entrevistou, para que eles falassem diretamente a outros povos indígenas.

As gravações de Tonacci descrevem um momento de urgência na história do ativismo indígena nas Américas, contra os poderes e instituições império-coloniais. Elas documentam as investidas de grupos individuais e destacam problemas comuns vividos através das distâncias geográficas.

Os vídeos foram mantidos em arquivo privado na casa de Tonacci, inéditos para o público. Os artistas Maria Thereza Alves e Jimmie Durham, juntamente com o historiador de arte Richard Hill, reativaram este arquivo propondo a exibição e contextualização de uma parte deste material.Os filmes, nunca antes mostrados no Brasil, foram exibidos neste mesmo ano (2014) pela primeira vez na Haus der Kunsten der Welt em Berlin como parte do Forum Documental de Berlin.

*TERREYRO COREOGRÁFICO* > encruzilhada trivial > coreografia Y arquitetura Y programação um metaprograma > construir espaços para construção de espaços um canteiro de obras coreográficas coreografar terrenos > poetar terreyros

Artistas estruturais > Daniel Kairoz, Carila Matzenbacher, Marília Gallmeister, Rita Wu, Rodrigo Andreoli e Andreia Yonashiro. Uma parceria TERREYRO COREOGRÁFICO + “OuUnPo”:http://ouunpobrazil.blogspot.com.br/
*INSCRIÇÕES INFORMAÇÕES > terreyrocoreografico@gmail.com*

Roteiro:

A COREOGRAFIA COMEÇA ÀS 16H NO TEAT(R)O OFICINA
LÁ CHEGAREMOS
VEREMOS
TRECHOS DE MATERIAL INÉDITO FILMADO PELO CINEASTA ANDREA TONACCI COM DIFERENTES TRIBOS INDÍGENAS NA DÉCADA DE 70
?ÍNDIO FALA PARA ÍNDIO
DEPOIS DE VER
NOS PREPARAMOS PARA SAIR
[vamos preparados para caminhar]
CRUZADA PELOS RIOS ENTERRADOS
TRANSPORTAR A ÁGUA
ÁGUA CHAMA ÁGUA
SUTIL SUBSTÂNCIA RELACIONAL
SENSIBILIZAR O CORPO URBANO
VOMITAR FANTASMÁTICA BANDEIRANTE
DESPACHAR NAS ÁGUAS DOS MALEFÍCIOS DO DIABO
ATRAVESSAR AS ÁGUAS DOS MALEFÍCIOS DO DIABO
MÚSICA
DAR CAMINHO
ABRIR CAMINHO
SEGUIR CAMINHO
CHEGAR NO BOM RETIRO
ENCRUZILHADA DA RUA BANDEIRANTES COM AMAZONAS
VER FILME ARTISTA COMO NOVO BANDEIRANTE DA MARIA THEREZA ALVES
COM POTY PORÃ E JERA
SEGUIR PARA OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE
LÁ SEREMOS RECEBIDOS PELO BIRA
RESTAURANTE DO CORO
COMER ÍNDIOS
COMER BANDEIRANTES
COMER OSWALD
DESCANSAR
CUIDAR DO CORPO
PROSA CHARLA CONVERSA
DESAGUAMOS NO DISSEMINÁRIO
COM GUILHERME WISNIK
HÉLIO OITICICA E CILDO MEIRELES
ABERTO A TODOS
FIM DA COREOGRAFIA 23H


Mitch Wishnowsky Womens Jersey