CÉU D`ASTROS | LEON OLIVEIRA

hoje a constelação d astros y estrelas do tyazo Uzyna Uzona abre caminho para leon oliveira, atuador mais jovem da companhia, que diz:

Meu corpo começou a ser forjado na bigorna ao pisar na Jaceguai, 520. Estávamos minha mãe e eu voltando pra casa, quando dois amigos seus a chamaram para a última e imperdível apresentação de Os Bandidos, no final de 2008. Eu nasci em 1997, faça as contas…

Não sabíamos em que terreno estávamos pisando, mas o programa era bem esclarecedor. Nele, além da restrição para maiores de 18 anos, também se lia o Rap Nascente, que começava de forma sutil:

“Roubar matar

Putiar brigar

Pra nós

Tudo isso é passatempo”

Imaginem o impacto dessa bomba de efeito anti-moral num cordeirinho recém saído da igreja…

– Ih, Gi, será que a peça não vai ser pesada pra ele, não?!

A lua em leão da Gisele responde no ato:

– Que nada! Ele tá acompanhado da mãe. Se eu quiser entrar com ele numa sessão de filme pornô, eu posso!

Fofa!

Falando em igreja, o espetáculo começava com o portal sul, vermelho, se abrindo, com a fumaça e a contra-luz fazendo Cellia Nascimento ocupar todo o nosso campo de visão com seus três metros e meio. Ela, com uma carcaça de boi na cabeça, cantava uma música que ecoa na minha mente desde então:

“Exú

É de duas cabeça

Ele olha

Sua banda com fé

Uma é de satanás

Do inferno

A outra é

Jesus de Nazaré”

Sempre tive uma queda por batuques, em todos os sentidos. E achei a música mais do que bonita. Não sabia se me juntava ao coro ou não, por ser um menino cristão. Então me contentei a olhar embasbacado aquela cena.

A mãe me contou depois que o Zé estava junto com o público na entrada, cantando e dando seus “IÓ” , quando olhou pra mim e deu um sorriso sátiro satisfeito. Então ela começou a sentir o terreyro onde estávamos pisando e pensou: fudeu!

Nos sentamos na segunda galeria, a intermediária, onde fica a terra do som. A partir daí começou uma viagem das mais insanas. Certo momento, depois da trama de Cosme e Damian, cenas psicodélicas tambores gritos e cantos atuadores correndo dançando. Eis que surge um negro pelado com um espelho oval gigante segurado acima da cabeça e uma neca iguamente enorme, pulando desgovernada. E do sul uma mulher de cabelo chanel igualmente paramentada, mas com um sorriso hipnótico.

No interválo fomos chamados para a “Ágora, agora!”, debaixo do viaduto. Tudo o que eu queria era uma batatinha.

Parte do elenco também foi pra lá. A de cabelo chanel e sorriso hipnótico olhou para a mãe o amigo gay dela e disse:

– Pais modernos…

A acuada lua em leão volta, prum novo rugido:

– Mãe moderna!

Ali, a mais nova bacante via a dor e a delícia de ser.

Comidas as batatinha, voltei pra peça e pro malho. Estupros com katana. He-man e Pato Donald. A mãe ainda lembra da atuação e do corpão da Sylvia. Também do Marcelo, crush inatingível.

Também me lembro da cena onírica de morte da personagem da Camila Mota, em que ela boiava na fonte com um vestido branco que se desmanchava na densidade. Tinha uma luz branca que refletia no azul da água. Um ar, que quando certo ponto entre delicadeza, frieza e eletricidade é atingindo, faz com que o tempo pare.

Na saída, ao final do espetáculo, roubei uma moedinha cenográfica que acabou se perdendo… Queria estar com ela na mão na minha entrada na Universidade Antropófaga, seria bem cabalístico!

A mãe então pergunta ao filho o que ele achou da peça:

– Então teatro é isso?!  Que Merda!!!

O tabú do nú me pegou, mais pelo interesse mal resolvido e pelo “cool” adolecente do que qualquer outra coisa. Um pequeno pentheu surgia dentro de mim e me habitaria pelos próximos anos.

Acabei pegando bode de teatro. Não assimilei tudo aquilo.

FIN.

Isso durou sete anos.

Tem um momento na vida, e a gente não sabe bem o por quê, que um alguma coisa sopra no nosso cangote e não dá alternativa e a gente se deixa levar. Literalmente fui levado, de novo.

– Mãe, vou fazer teatro.

A mãe disse “pfff, tá bom!”. E tinha escolha?

 


RELATED POST

COMMENTS ARE OFF THIS POST

Creampie
Anal
Threesome
Threesome
Anal
Blowjob
Threesome
Orgy
Orgy
Threesome