Gardner Minshew II Jersey Daniel Jones Womens Jersey  Ensaio Aberto Bacantes 2009 – Teat(r)o Oficina

Ensaio Aberto Bacantes 2009

 

*Dia 23, segunda feira,
dia de São Jorge e de nascimento e morte de Shakespeare,
o Teat{r}o Oficina, às 20hs,
realiza um ensaio aberto de “BACANTES 2009”, de Eurípedes,
recriado na lyrica brazyleira,
a moda de Ópera de Carnaval da TragyComédiOrgya.*

Um dos maiores sucessos do OficinaUzynaUzona, estreado em 1996, gravado em 2001 em DVD recém lançado pela “TRAMA”, reestréia no SESC de ARARAQUARA dias 28 e 29 deste mês.

“BACANTES” foi escolhida como peça puxadora da 1ª DIONIZÍACA : FESTIVAL VIAJANTE DO TEATRO OFICINA UZYNA UZONA 50.

O Rito de Origem do Teatro, “BACANTES” e as peças encendas em 2008, ano do cinquentenário do Oficina: “VENTO FORTE PARA UM PAPAGAIO SUBIR” de Zé Celso, “TANIKO”, nô japonês de Zen Shiko recriado na forma de NôBossaNova TransZênico, “CYPRYANO Y CHANTALAN” de Luís Antônio Martinez Corrêa, “OS BANDIDOS” de Schiller e “ESTRELA BRAZYLEIRA A VAGAR” ou “CACILDA !!” a ser montada neste ano, 40 anos da morte de Cacilda Becker, constituirão o repertório programado para esta DIONIZÍACA VIAJANTE.

Assim como Dionísios retorna com seu Tyazo a Tebas, sua cidade natal, José Celso Martinez Corrêa, fazendo Tirésias, escolheu sua Araraquara (“Aracoara” em Tupy, “Morada do Sol”) para com o Dionisios Marcelo Drummond, à frente da Cia. TeatroOficinaUzynaUzona, receber o impulso inicial para que este desejo de viajar o Brasil e o Mundo, neste tempo de Crise, se realize.

A cultura dionisíaca veio com Shiva da Índia e estabeleceu-se na Grécia criando a Era da Civilização Minóica, do Minotauro, o Touro Garanhão: o deus Dionísios.
Ariadne deu o fio do Labyrinto para Teseu, por quem estava apaixonada, e este matou o Minotauro, pondo fim à esta Era, inaugurando a Civilização Prometeica, origem da Ocidental.
O Touro petrificou-se em Wall Street, mas neste tempo de queda deste muro, Perestroika do Capitalismo, o Touro despetrifica-se, escapa, não se deixa capturar mais.
“BACANTES 2009” traz o Eterno Retorno das Civilizções recalcadas bárbaras, agora tecnizadas, emergindo nos escombros das ideologias, religiões, utopias e fundamentalismos.

O Globo em Crise pode estar próximo à uma 3ª Guerra Mundial se houver a repetição do Ciclo da Especulação Financeira e a manutenção das máscaras caquéticas atuais da representação da Sociedade de Espetáculos.
Mas a própria Crise parece ter trazido uma nova coragem de ser, um agir produtivo, pragmático, sem máscaras, trazendo à tona um grande amor pela ecologia, pelas espécies em extinção, como a humana, manifestando-se no amor popular hoje, à Arte e à Cultura. Sente-se um novo comportamento humano.

O Grito de Carnaval do Rio do início do Século XX era o de Dionisios: EVOÉ! Este ano 09, do século XXI, ressucitou nas ruas o Carnaval carioca como um dos muitos sintomas da irrupção de forças de paz e de transformação.

Nas “BACANTES 2009” estamos reencontrando antigas forças civilizatórias renovando-se no Teat{r}o no cultivo deste Orixá: Dionísios, de suas Bacantes e seus Satyros, entidades biodiversas dos povos que amam a mistura, a miscigenação, a antropofagia, a dança, o canto, o transe, a arte de viver no escândalo do estar, ser, aqui agora.

O prazer deste Rito nos contamina, nos encoraja a festejar estes tempos tão difíceis mas tão plenos de oportunidades de mudança. BACANTES em grego quer dizer PARTICIPANTES. Queremos partilhar essa nossa Alegria Prova dos 9 com o público.

*Ensaio Aberto ao público Bacantes 2009.
Segunda-feira, 23 de Março, 20:00hs
Preços: 30R$ / 15R$(meia-entrada)*


Mitch Wishnowsky Womens Jersey