Lendo

Folha de São Paulo – Oficina propõe alternat...

Folha de São Paulo – Oficina propõe alternativas ao grupo SS

Promotoria reúne arquitetos da companhia teatral e de Silvio Santos

“Folha de São Paulo”, 30-11-2000

por VALMIR SANTOS

O grupo Oficina Uzyna Uzona apresentou anteontem duas propostas alternativas ao anteprojeto do shopping cultural que o Grupo Sílvio Santos pretende construir no mesmo quarteirão onde está localizado o teatro Oficina, no bairro paulistano da Bela Vista (Bexiga).

Foi o quarto encontro convocado pela Promotoria de Justiça do Meio Ambiente. Representantes das duas partes reuniram-se na sede do órgão, na região central, sob mediação do promotor Daniel Fink.

As propostas do Oficina foram apresentadas, respectivamente, pelos arquitetos Edson Elito e Célia da Rocha Paes. As sugestões dizem respeito sobretudo à área localizada nos fundos do teatro, cujo empreendimento prevê, entre outros espaços, um estacionamento.

A concepção original da arquiteta Lina Bo Bardi (1914-92) projeta um “teatro grego natural”, como define o diretor José Celso Martinez Corrêa, também presente à reunião.

Elito e Célia mostraram os detalhes técnicos das duas à equipe do arquiteto Júlio Neves, autor do anteprojeto do Grupo Silvio Santos. Neves também compareceu ao encontro.

O promotor Daniel Fink se diz otimista com as negociações que media desde agosto. Ele abriu inquérito para apurar se o shopping cultural vai interferir, ou não, no entorno de 300 metros do teatro Oficina, patrimônio cultural tombado pelo Condephaat em 82, órgão que aprovou o anteprojeto do shopping cultural em 97.

“Houve uma evolução sensível desde o primeiro encontro”, afirma Fink.

“A negociação demanda esforço de todas as partes, mas há questões importantes que devem ser tratadas para que o empreendimento não prejudique a forma como o Oficina dialoga com a cidade, mantendo seu ponto de vista de espaço cultural aberto”, diz a arquiteta Célia da Rocha Paes.

O engenheiro Eduardo Velucci, que representa o Grupo Silvio Santos, pediu um prazo de 45 dias para que as duas propostas do Oficina sejam avaliadas. A próxima reunião será em janeiro.

Orçado em R$$ 75 milhões, com área de 55 mil metros quadrados, o empreendimento deve ser inaugurado em 2003.


Mitch Wishnowsky Womens Jersey