Gardner Minshew II Jersey Daniel Jones Womens Jersey  Fotos e filmagem apenas com liberação da produção. – Teat(r)o Oficina
Lendo

Fotos e filmagem apenas com liberação da produção....

Fotos e filmagem apenas com liberação da produção.

No enterro do ex-candidato Eduardo Campos, há poucos dias, a imagem de uma mulher tirando uma “selfie” com o caixão ao fundo gerou piadas e “reflexões”:http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2014/08/18/voce-foi-ao-velorio-ue-mas-nao-vi-fotos-suas-nas-redes-sociais/ . No segundo ato de Cacilda!!!!! A Rainha Decapitada, o uso de celulares pelo público enquanto Antígone enterra seu AmorTeatro morto também fez surgir debates dentro da Cia Uzyna Uzona.

E pela primeira vez o Teat(r)o Oficina decide dialogar com a tecnologia portátil do público de maneira diferente: ao invés de liberar que toda a multidão presente registre o que quiser durante as sessões, fotografias, transmissões e filmagens serão permitidas apenas mediante liberação por parte da produção do espetáculo.

Desde a montagem da Macumba Antropófaga, em 2011, o Oficina usa os celulares do público na própria encenação, trazendo o desejo de registro de cada um como eletricidade pulsante para a própria experiência vivida por todos. Funcionou quase sempre. Tentativas e erros, mutações constantes.

A prática da fotografia de cena exige um comportamento silencioso e discreto, como disse o fotógrafo de Teatro Bob Souza no artigo “A selfie no teatro – ou desliga essa porcaria”:http://spescoladeteatro.org.br/noticias/ver.php?id=4212. Às vezes, exige também uma sensibilidade extra, aquela capaz de criar um jogo com o ator, uma dança cúmplice que põe fogo na emoção criada no AquiAgora de cada cena.

É palpável o crescimento de uma certa incontinência virtual coletiva. Se capturar é mais importante que sentir, para validar publicamente a presença onde quer que seja, o Oficina quer repensar a liberação de fotos durante os espetáculos até atingir outro momento ritual de presença. Nada é definitivo. A vocação do Teat(r)o Oficina é ser um Terreiro Eletrônyko. Mas o momento é de criar novas direções de voo, cada vez mais coletivas – e sempre, absolutamente presentes.


Mitch Wishnowsky Womens Jersey