Gardner Minshew II Jersey Daniel Jones Womens Jersey  Morre Aziz AbSaber – Teat(r)o Oficina

Morre Aziz AbSaber

Morreu hoje, em sua bela casa no bairro do Butantã, às 10:20h da manhã, o geógrafo Aziz AbSaber, 87, grande defensor e amante do Teatro Oficina.

Em 1982 AbSaber, à frente do Conselho do Condephaat, tombou o Teatro Oficina e a Serra do Mar como bens históricos e culturais do Estado de São Paulo. Sobre essa experiência costumava contar aos artistas do Oficina que o Conselho do órgão já estava tomado de velhos sem força política aos quais ele e alguns outros estudiosos confrontavam com inteligência e sabedoria conseguindo realizar grandes feitos como esses.

Aziz, desde que se aproximou do Oficina, da arquiteta Lina Bardi, e das questões que envolvem a expansão e criação do Teatro de Estádio e da Universidade Antropófaga no entorno do teatro, tornou-se um apaixonado pelo espaço que passou a frequentar em importantes ocasiões e que considerava “uma verdadeira universidade livre, uma ágora, onde podem ser discutidos os grandes temas e problemas dos habitamtes da metrópole de São Paulo”.

No ano de 2010, em fevereiro, Aziz escreveu um parecer favorável ao tombamento do Oficina em nível federal. O parecer, anexado ao processo que tramitava há mais de sete anos, concluído afinal pelo Iphan com o tombamento em junho do mesmo ano, pode ser lido “aqui”:http://teatroficina.uol.com.br/menus/45/posts/336.

No ano 2000, quando o Oficina estava ameçado de entumulamento pelo Bela Vista Center, um shopping do grupo Silvio Santos, Aziz participou de um Fogo de Conselho no teatro, no dia 25 de janeiro. A Revista Caramelo, da FAU, transcreveu o encontro. O texto pode ser lido aqui.


Mitch Wishnowsky Womens Jersey