Lendo

Oficina tem convites para Berlim e Cracóvia

Oficina tem convites para Berlim e Cracóvia

O Oficina foi convidado por Berlim e Cracóvia para fazer as Dionisíacas no hemisfério norte no final de 2010, em dezembro. Da Polônia veio o convite para participar, com As Bacantes, do Boska Komedia, o festival internacional Comédia Divina, um dos maiores a apresentar teatro de grande formato no mundo girando o eixo mundial da cultura para produções do Hemisfério Sul, Oriente Médio, África e Ásia. O site da edição anterior pode ser visto aqui.

Da Alemanha, o convite veio do Volksbuhne, para fazer as “Dionisíacas”:/headlines/38, atualmente em turnê pelo Brasil. O “Palco do Povo”, onde o Oficina abriu a temporada de outono com Os Sertões em 2005, é um dos mais importantes teatros alemães, surgiu em Berlim no final do século XIX com o movimento popular dos trabalhadores que conseguiu a construção e a realização de um teatro moderno com preços acessíveis. Nos anos 20 foi dirigido por Erwin Piscator, que deu início ao teatro total misturando as linguagens cinematográficas à arte do teatro ao vivo. Desde 1992 é dirigido por Frank Castorf.

Agora o necessário é produzir as passagens aéreas para essa viagem, que leva aproximadamente 60 pessoas e por isso custa caro. Contamos com o apoio do governo do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural, para custear parte do valor mas procuramos outras formas para dar condição à explosão das Dionisíacas no exterior, no final do ano. A urgência é grande e o texto, escrito por Zé Celso, para divulgar em busca desse ouro está “aqui”:/menus/45/posts/368 ou no “Blog”:http://blog.teatroficina.com.br/?p=2639.

Evoéros !