Gardner Minshew II Jersey Daniel Jones Womens Jersey  Release das Dionisíacas 2010 – Teat(r)o Oficina

Release das Dionisíacas 2010

 

TURNÊ DO TEATRO OFICINA CHEGA

A SALVADOR COM O CARRONAVAL DAS DIONISÍACAS

 

Teatro Oficina (SP) apresenta Taniko, Estrela Brazyleira a Vagar – Cacilda!!, Bacantes e O Banquete, em sessões gratuitas para 2 mil pessoas

 

Com um projeto inédito e superlativo, o time de atuadores do Teatro Oficina chega a Salvador sob a direção de Zé Celso Martinez Corrêa para apresentar quatro peças que integram a turnê nacional do Dionisíacas em Viagem. O projeto tem apoio do Ministério da Cultura e manutenção da Cia Oficina pela Petrobras e envolve a realização de oficinas e apresentações teatrais gratuitas, além do Festival “Das Bandas do Oficina”. As peças serão apresentadas de 25 a 28 de junho no Teatro de Estádio (instalação itinerante montada no Campus de Ondina da UFBa, atrás da Escola de Dança da UFBa), enquanto as oficinas acontecem de 18 a 21 de junho na Escola de Dança da UFBa. Já o show musical será realizado no dia 21 de junho, às 20h, no Cabaré dos Novos – Teatro Vila Velha. Todos os espetáculos de teatro são gratuitos, com sugestão de doação voluntária de 1kg de alimentos (para a peça Cacilda!!, a sugestão é que se leve uma flor).

 

O primeiro espetáculo teatral a ser apresentado acontece no dia 25 de junho (sexta feira, 20h). Trata-se de Taniko, o Rito do Mar, baseado em peça de Zeami (1363 a 1443), dramaturgo e dançarino japonês criador do Teatro Nô. Numa recriação de Luis Antonio e José Celso Martinez Correa, esse rito foi transformado na primeira viagem dos imigrantes japoneses ao Brasil, oferecendo ao público um musical “nô bossa nova tranzênicu”. Taniko, o Rito do Mar cumpriu temporada em São Paulo em 2008, ano do centenário da imigração japonesa no Brasil, e é um espetáculo diferenciado na programação do Dionisíacas – tanto pela sua duração, de cerca de 1h30, quanto pela encenação, indicada ao público de todas as idades.

 

No dia 26/06 (sábado, 18h) será a vez de Estrela Brazyleira a Vagar – Cacilda!!, segunda parte da maxi série teatral sobre a vida e obra da atriz Cacilda Becker, aqui em início de carreira, interpretada por Anna Guilhermina. Escrita e dirigida por José Celso Martinez Corrêa e Marcelo Drummond, trata-se da mais recente obra da Cia Oficina – foi produzida no final de 2009 –, passeando pela história do Brasil entre as décadas de 1940 e 1960, sob o ponto de vista de uma das maiores artistas brasileiras.

 

Já no dia 27/06 (domingo, 18h), o público poderá conferir Bacantes, de volta a Salvador depois de 14 anos desde a primeira encenação no MAM. A peça reconstitui o ritual de origem do Teatro em 25 cantos e cinco episódios. Com música composta por Zé Celso, a última tragédia grega conhecida – Bakxai (406 a.C.), de Eurípides –, é encenada como ópera de Carnaval para cantar o nascimento, morte e renascimento de Dionysios, Deus do Teatro. Uma das mais conhecidas – e polêmicas – obras do Teatro Oficina, Bacantes foi apresentada em 1996 com enorme sucesso na capital baiana, em sessões que até hoje são consideradas por artistas do grupo como algumas das mais instigantes da história da Cia.

 

As apresentações teatrais serão encerradas no dia 29/06 (segunda feira, 20h), com O Banquete.  Criado e recriado por Sócrates, Platão e Zé Celso, numa Ode ao Amor, a montagem traz para a cena entidades míticas como Zeus, Hera, Eros, a deusa Embriaguez, Pênia, Jesus e Fidel Castro, reunidos numa festa promovida por um grande ator grego que acaba de encenar as Bacantes no Teatro de Estádio.  A peça foi montada a convite do Festival de Zagreb, na Croácia, e em junho de 2009 iniciou temporada em São Paulo, também com enorme sucesso. A encenação marca a comemoração final das Dionisíacas e é seguida de uma grande festa com o público, ao som da Banda Tigre Dente de Sabre, cujos músicos acompanham a turnê.

 

 

VIAGEM PERCORRE SETE ESTADOS

E PRETENDE ATINGIR MAIS DE 100 MIL PESSOAS

 

O projeto Dionisíacas em Viagem chega à capital baiana depois de estrear no final de maio em Brasília, com enorme sucesso – seguindo ainda para Recife, Belém do Pará, Belo Horizonte,  Rio de Janeiro e Manaus, onde será apresentado na Arena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, com capacidade para 25 mil pessoas.  Apesar de estar acostumado com turnês grandiosas – o Teatro Oficina esteve em Salvador em setembro de 2007 com os cinco espetáculos que compõe “Os Sertões” –, esta é a primeira vez que o grupo vivencia uma experiência dessa magnitude.

 

São 29 músicos e atores da companhia em cena, numa equipe que engloba mais de 100 pessoas em todo o Brasil. Somente O time que viaja na turnê (formado por técnicos, produtores e artistas) conta com 57 pessoas. Em cada cidade visitada, um teatro/instalação (chamado de Teatro de Estádio) com capacidade para 2 mil pessoas é construído, abrigando uma estrutura de duas toneladas de equipamento de som, 150 refletores, dez projetores de vídeo, 12 tendas de camarins e área de convivência para comidas e bebidas. O “Carronaval das Dionisíacas” é composto ainda por uma equipe de vídeo (responsável pelas gravações e projeções durante as peças) e outra de web, já que todos os espetáculos são transmitidos ao vivo pelo site www.teatroficina.com.br.

 

Com esta nova proposta, o Dionisíacas em Viagem espera atingir mais de 80 mil pessoas nos sete estados que visita a partir da proposta de um Teatro vivenciado como o Futebol,  cercado pela multidão. O aquecimento do projeto aconteceu no primeiro semestre de 2010 na sede da Cia, em São Paulo, que se tornou pequena para receber as centenas de pessoas que se aglomeraram nas duas semanas de apresentações – com as mesmas peças que serão agora vividas em turnê. Durante as Dionisíacas em Viagem, a Cia registrará ainda todos os movimentos do “Carronaval” pelos Teatros de Estádio num diário de bordo, com depoimentos dos integrantes e imagens publicadas e atualizadas no site www.teatroficina.com.br . Está prevista também a transmissão via rádio e, com ambos, espera-se alcançar a marca de 1,5 mil internautas conectados em cada transmissão, também realizada com acesso gratuito. Esse diário começará dia 18 de junho, quando também terá início as Uzynas Uzonas, com os primeiros jogos se desenvolvendo na Escola de Dança da UFBA e na própria instalação do Teatro de Estádio.

 

Terreiro Eletrônico – Para o diretor Zé Celso, as quatro peças que serão apresentadas podem ser lidas como uma única obra, embora tenham sido construídas como espetáculos diferenciados. Com encadeamentos temáticos que fazem a ligação entre elas, a idéia é narrar/discutir/vivenciar Dionysios, o Deus do Teatro, desde o seu nascimento a sua celebração. Mas as semelhanças entre as peças incluem também recursos de linguagem cênica, que em Dionisíacas em Viagem vêm com um potente “terreiro eletrônico” . Todos os espetáculos são musicais (com banda ao vivo) e contam com um sofisticado equipamento de som, luz e vídeo, muitas vezes funcionando como mais uma personagem em cena. Essa vem sendo, inclusive, uma das principais buscas nas montagens da Cia Oficina, que se apóia na ciência e tecnologia para chegar ao “transe” em seus espetáculos.

 

Público Baiano – “O fato do público baiano gostar de brincar e atuar, e, principalmente, de reconhecer a mitologia grega através dos cultos afro-brasileiros faz com que ele tenha uma compreensão muito maior da nossa encenação que em outros lugares”, comenta Zé Celso, que pretende conseguir nessa turnê o mesmo sucesso de público das visitas passadas a Salvador. Ele lembra que o ponta-pé inicial dessa celebração será dado no dia 21 de junho, às 20h, no Cabaré dos Novos, no Teatro Vila Velha, com o show “Das Bandas do Oficina”. A apresentação é uma iniciativa dos músicos/atores/cantores do grupo, apresentando um repertório autoral e diversificado que inclui samba, rock eletrônico, bossa nova e samba rock, além de canções interpretadas durante os espetáculos. E como se trata de uma iniciativa à parte do Dionisíacas em Viagem, o ingresso para o show custará R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia).

 

 

O Teatro Oficina tem:

www.teatroficina.com.br

http://www.youtube.com/tvuzyna

http://twitter.com/teatroficina

http://qik.com/teatroficina

http://www.facebook.com/uzyna.uzona

http://blog.teatroficina.com.br/

 

 


Mitch Wishnowsky Womens Jersey