Gardner Minshew II Jersey Daniel Jones Womens Jersey  Repórter mirim do Bixigão revela o Recife – Teat(r)o Oficina
Lendo

Repórter mirim do Bixigão revela o Recife

Repórter mirim do Bixigão revela o Recife

Os Sertões saí­ram do livro para além do palco. Foi para a comunidade, na proposta de oferecer arte para combater a violência das ruas. Junto com os ensaios de A Terra, a companhia criou o projeto social Movimento Bixigão, que atende a cerca de 30 crianças e adolescentes do Bixiga, por meio de oficinas gratuitas de arte (música, teatro, ví­deo, iluminação, dramaturgia, capoeira, circo).

Depois da fase de aprendizes, eles têm a possibilidade de integrar elenco e equipe permanentemente, como já ocorreu com sete jovens que cresceram junto com a montagem. Assim como nas apresentações de Os Sertões na Alemanha, em cada cidade por onde passa a turnê são treinados 15 adolescentes de projetos sociais locais, para que entrem em cena durante os espetáculos.

O núcleo Bixigão de São Paulo está se revezando em dois grupos durante a viagem para não comprometer a agenda escolar dos jovens. E inspirados no próprio Euclides da Cunha, como repórteres-mirins do site do Teatro Oficina, seguem com suas cadernetas de campo coletando impressões da viagem e entrevistas com pessoas que vão encontrando pelo caminho, e trazem ainda fotos e vídeos.

Desta vez, o garoto Tiago fez fotos lindas da réplica do Oficina, flagrou o elenco em momentos de concentração ou de relaxamento, criou sua própria visão sobre a cidade e o espaço. Isso é cultura e cidadania. E, claro, não deixou de lado as fotos clássicas dos amigos.


Mitch Wishnowsky Womens Jersey