Gardner Minshew II Jersey Daniel Jones Womens Jersey  TV Cultura vai rever interdição da Caderneta de Campo – Teat(r)o Oficina
Lendo

TV Cultura vai rever interdição da Caderneta de Ca...

TV Cultura vai rever interdição da Caderneta de Campo

Jorge da Cunha Lima, presidente da Fundação Padre Anchieta

 

Em conversa por telefone ontem, Jorge da Cunha Lima, presidente da Fundação Padre Anchieta, afirmou ao diretor do Oficina José Celso que vai rever a interdição do vídeo Caderneta de Campo, realizado em co-produção no ano de 1983 entre o Teatro Oficina e a TV Cultura e vencedor do grande prêmio do primeiro Festival Videobrasil.

Cunha Lima, que trabalhou no final dos anos 50 no Oficina, garantiu que vai tomar providências para a liberação do filme jamais exibido pela TV Cultura.

No ano de 2009, ao solicitar cópia do filme à Fundação Padre Anchieta para exibir trechos em uma exposição sobre o diretor do Oficina, a Associação Uzyna Uzona ficou sabendo da interdição e Zé Celso escreveu a seguinte carta à instituição:

“Eu, José Celso Martinez Corrêa, venho como Presidente da Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona, junto ao Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, requerer a revisão de sua interdição do Programa “Caderneta de Campo”, prêmio de melhor vídeo do 1º Festival de Video de São Paulo, interdição esta feita por este Conselho, há 26 anos atrás, em 1983, por nós ignorada até ontem, dia 17 de junho de 2009.

Foi feito por esta Associação um pedido a TV Cultura de imagens para uma Exposição no Itaú Cultural, em torno de minha pessoa enquanto artista.

Os encarregados destes trabalhos, com muita gentileza, nos atenderam e cederam imagens de meus trabalhos, exceto do video “Caderneta de Campo”. Nossos colegas de trabalho de comunicação da TV Cultura, num email de confirmacão de cessão de todos nossos pedidos nos informaram de uma excessão:

“Lamentamos informar, mas a diretoria da Fundação Padre Anchieta decidiu não liberar o programa “Caderneta de Campo” para a inclusão na Exposição do Itaú. O veto à exibição deste programa trouxe grandes problemas a esta instituição, e não há interesse em reavivá-lo.”

Nossos companheiros trabalhadores desta área na TV Cultura, de quem ficamos amigos por sua nobreza no trabalho, entretanto nos rogaram a compreensão para esta circunstância, mas não podemos neste ponto atender esse pedido, porque realmente não compreendemos nada.

Nem sequer sabíamos que o video estava interditado. Estranhávamos que o mesmo nunca tivesse sido exibido. Muitas vezes me dirigi, principalmente a Paulo Markum, pedindo que exibisse o vídeo, alegando minha incompreensão por não o tê-lo visto jamais programado na TV Cultura.

Esta informação ontem passada, depois de mais de duas décadas e meia, tempo de prescrição de pena para um assassino, nesta era em que a democracia no mundo inteiro emerge na crise lutando cada vez mais por sua afirmacão de liberdade, é pra dar risada!

Até Cuba hoje pode entrar na OEA, pois foi considerada descabida a manutenção de uma interdição por relações daquele país com uma potência que nem mais existe, a URSS.

É um coágulo no fluxo da liberdade nesta emissora esse velho impedimento. Isso dá Cancer.

Pedimos a revogação desta arcaica e até então ignorada proibição.

Por toda admiração que temos aos trabalhos desta TV do Governo do Estado de São Paulo e por confiarmos em seu crescimento infinito, na conquista da cultura, educação, na formação democratica da liberdade no Brasil, é que solicito esta liberação.

Liberdade Liberdade

Abre as asas sobre nós

José Celso Martinez Corrêa

Viva a República”


Mitch Wishnowsky Womens Jersey