Gardner Minshew II Jersey Daniel Jones Womens Jersey  Um Passo Para a Ethernidade – Teat(r)o Oficina

Um Passo Para a Ethernidade

Pedro Epifânio, ator, mestre da capoeira, exímio jogador de futebol, o Pajeú de Os Sertões, morreu na sexta-feira passada, dia 3 de fevereiro.

Chamado pelos artistas do Oficina de Pedro e Pedrão, conhecido por Pedrinho na Vai Vai, foi encontrado enforcado em sua casa, no cordão de capoeira que tantas vezes ele amarrou nas cinturas dos jovens, nos batismos que realizou embaixo do viaduto da Praça 14 Bis, em frente à Escola de Samba, onde nos finais de semana ensinava uma grande turma, de mais de 30 alunos, a jogar a arte e luta inventada pelos negros brasileiros durante a escravidão.

Pedro atuou no ciclo dos Sertões no Oficina, entre 2002 e 2007, e sua arte está imortalizada nos DVDs das cinco peças lançados no ano passado. Mas antes ainda de atuar na pista do Oficina, e viajar com o grupo pelo Brasil e Alemanha, Pedro foi fundamental na criação do Movimento Bexigão. E foi assim que o conhecemos.

No ano de 2001, quando iniciávamos os trabalhos sobre a obra de Euclides da Cunha, os carros dos atuadores do Oficina eram arrombados e saqueados diariamente durante as madrugadas de ensaio. Procuramos alguém que fosse de confiança no bairro, e pudesse tomar conta da Rua Jaceguai, em frente ao teatro, cessando assim os prejuízos. Pedro, que conseguiu realizar esse trabalho com proeza, ao mesmo tempo dava início a aulas de capoeira para crianças em uma quadra próxima à sua casa, usada às vezes como estacionamento, nos fundos do palco da Vai Vai. O terreno improdutivo foi limpo em um mutirão coordenado por ele e virou um terreiro para a prática não apenas de capoeira, mas de diversas outras artes e esportes para a criançada do Bexiga.

Com a associação de alguns artistas do Oficina ao trabalho que ele começava a realizar demos início ao Movimento Bexigão, e as crianças comandadas por ele integraram o elenco do Oficina formando um grupo que passaria pela adolescência realizando Os Sertões, de Euclides da Cunha, ao longo de cinco anos.

O suicídio do eterno General da Banda, muito vivo e alegre, de espiríto explosivo e positivo, só pode ser interpretado como ato de força e coragem, que precisa ser trabalhada pelo Oficina e por todos.

Para o diretor do Oficina, Zé Celso, é preciso juntar os dois trabalhos, o do Pedrão e o de “Elaine”:http://teatroficina.uol.com.br/menus/45/posts/566, em um Rito fundamental, na semana seguinte ao Carnaval, e trabalhar pelo Amor Livre das Imposições do Machista Ciumento da Sociedade Patriarcal Brasileira e pelo Fim da Proibição das Drogas.

Os dois vídeos abaixo trazem a atuação do corifeu Pedro, em A Terra, como o soldado que atravessa a caatinga, e em A Luta 2, momentos finais de Pajeú.

Caatinga – Início da Cena – A Terra de Teat(r)o Oficina no Vimeo.


Mitch Wishnowsky Womens Jersey