Lendo

Virada Educação + Universidade Antropófaga

Virada Educação + Universidade Antropófaga

O Teatro Oficina e a “Universidade Antropófaga”:http://www.universidadeantropofaga.org/ participam no próximo dia 18 de setembro da “Virada Educação 2015”:http://viradaeducacao.me/ com um cortejo poético criado junto aos educadores e crianças da “Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Gabriel Prestes”:http://educacaointegral.org.br/experiencias/emei-professor-gabriel-prestes-entende-cidade-como-extensao-da-escola/, o centro educacional localizado na Rua da Consolação que vem devolvendo o espaço urbano às crianças por entender a cidade como extensão da escola.

O Cortejo Poético terá início na abertura da Virada Educação 2015, às 19h, com o Rito Pau Brasil e o Chamado a favor dos povos indígenas. O ponto de partida será na sede da Emei Gabriel Prestes (rua da Consolação, 1012), que vira o polo da Virada com 25 atividades, experiências e reflexões abertas para crianças, famílias, educadores e interessados em discutir Educação hoje no mundo. De lá, o cortejo segue para a Praça Roosevelt, num rito cantado a dezenas de vozes que dará início também à coleta de assinatura para o manifesto a favor dos povos indígenas, a ser enviado ao Ministério Público.

A experiência do Teatro Oficina com crianças vem de longe, em 2002, no “trabalho com as crianças do Bixiga”:http://www.universidadeantropofaga.org/#!pre-primaria-denticao/hnplp, o BIXIGÃO, durante a montagem de Os Sertões. Agora a Companhia aproxima sua Universidade Antropófaga das crianças da Emei Gabriel Prestes, que estudam a cultura popular brasileira na escola como forma de se jogar num profundo mergulho em nossas próprias identidades. Assim, Arte, Cultura e Identidade Brasileira potencializam sensações, reflexões e subjetividades capazes de provocar uma mudança de postura com a natureza e com a própria cidade.

*A minha tribo quando entra na aldeia*
*Índio não faz cara feia*
*Não deixa a frexa cair*
*Tupy tupy or not tupy*
*Tupy tupy or not tupy*
*Não sei se vou não sei se estou não sei se fico*
*Nada ainda exprico nessa frase or not tupy*
*Tupy tupy or not tupy*
*Tupy tupy or not tupy*
*Ser ou não ser tupy*
*Ser ou não ser tupy*
*Ser ou não ser tupy*
*Ser ou não ser tupy*

A Virada Educação vive um dia de celebração “repleto de atividades”:http://viradaeducacao.me/agenda/2015 ocupando de forma criativa a cidade, nossa tribo! É também um projeto sobre provocar novas apropriações de um território em direção à construção coletiva de uma comunidade mais conectada, que percebe o aprender e o ensinar espalhados por todos os lugares. O evento de celebração da Virada Educação 2015 acontecerá no dia 19 de setembro e no dia 26 de setembro (de acordo com a programação da localidade). Além da ação no centro de São Paulo, outras viradas estão sendo cultivadas, por grupos independentes em parceria com o Movimento Entusiasmo.

O Rito do Pau Brasil + Chamado a favor dos povos indígenas + Universidade Antropófaga no Bixiga darão o ponta pé inicial para a programação 2015, no dia 18.09, às 19h. Aprenda a letra e chegue junto! E venha de VERMELHO, cor do pau Brasil e das etnias indígenas!