Gardner Minshew II Jersey Daniel Jones Womens Jersey  Zé Celso fala sobre o resultado dos cinco filmes do Teatro Oficina – Teat(r)o Oficina
Lendo

Zé Celso fala sobre o resultado dos cinco filmes d...

Zé Celso fala sobre o resultado dos cinco filmes do Teatro Oficina

“A filmagem da obra Os Sertões de uma maneira nova, sem câmeras fixas, transforma os filmes em caleidoscópios, com visões, ângulos e diversidade que nem o teatro ao vivo, nem a TV, nem o cinema conseguem”. Para o diretor Zé Celso, essa experiência amplia o diálogo que a Cia Oficina vem desenvolvendo com a linguagem audiovisual e a internet. “Ela traz ao teatro e ao cinema novas perspectivas!”, afirma, lembrando que a luz, as câmeras, os atores, os microfones e o público reescrevem nos filmes a obra prima de Euclides da Cunha. E como não poderia deixar de ser, o público aparece no resultado final como personagem fundamental, reforçando a idéia de uma arte ativa e participativa, em que a possibilidade de interferência de cada um é sempre valorizada – e incentivada.

“Essas obras superam os DVDs já filmados por nós, não somente pela extraordinária evolução do Cinema Digital, mas pela intuição dos diretores que cortaram as peças sem interromper o fluxo da ação teatral, o que as tornou extraordinárias e, paradoxalmente, absolutamente cinematográficas. Uma revolução mesmo na linguagem do Cinema”. Zé Celso lembra que ao montar os DVDs das peças Ham-let, Bacantes, Boca de Ouro e Cacilda!, optou por cortar a ação teatral para dar agilidade de cinema. “Estas montagens de Os Sertões dão um salto, superam minha ingenuidade de montador e revelam um objeto digital desconhecido em formas de obras realmente primas. Fui absolutamente superado como montador”, conclui.

Veja fotos das filmagens em nosso Flickr


Mitch Wishnowsky Womens Jersey